Considerado um dos principais nomes da dramaturgia mundial, Anton Tchekhov (1860-1904) deixa o posto de autor para se tornar protagonista em “Tomo Suas Mãos Nas Minhas”, espetáculo que faz quatro apresentações, entre quinta (12/11) e domingo (15/11), no Teatro Glauce Rocha, no Centro. O texto de Carol Racamora é baseado em uma correspondência amorosa entre o russo, já considerado um escritor de sucesso e às voltas com uma tuberculose, e Olga Knipper, uma jovem atriz iniciante.
Produzido a partir de mais de 400 cartaz trocadas pelo casal dentro de um período de seis anos (que acabou com a morte prematura dele), o drama pode ser interpretado não apenas como uma história de amor, passando pelos processos de angústia e criação do autor, como também um revival dos ensaios e representações do Teatro de Arte de Moscou, fundado e dirigido por Constantin Stanislavski e Vladimir Niemirovitch-Dantchenko, figuras marcantes do teatro mundial.
Protagonizada pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, a peça, com direção e adaptação de Leila Hipólito, estreou no Rio de Janeiro em 2010, quando foi bem recebida por profissionais da crítica, entre eles a Bárbara Heliodora (1923-2015), e público. Já no ano seguinte, foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro em quatro categorias: ator, atriz, cenário e iluminação.
FICHA
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Avenida Rio Branco, Nº179 – Centro.
Telefone: (21) 2220-0259
Sessões: Quinta, sexta e sábado às 19h; domingo às 18h
Elenco: Miriam Freeland e Roberto Bomtempo
Direção: Leila Hipólito
Texto: Carol Racamora
Classificação: 14 anos
Entrada: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia entrada e clientes Metrô Rio)
Duração: 80 minutos
Capacidade: 202 lugares