Os escritos de Hilda Doolittle, escritora, poeta e ex-paciente de Sigmund Freud, são o ponto de partida de “Hilda & Freud”, espetáculo sobre a relação entre o criador da psicanálise e uma de suas pacientes, que terá apresentação única nesta segunda-feira, com entrada franca, às 20h30, em forma de leitura dramatizada, no Midrash Centro Cultural, no Leblon. No elenco estão Bel Kutner, Antônio Quinet e o músico José Eduardo Costa Silva, este em participação através de vídeo.
Na peça, a norte-americana Hilda (1886-1961) revive em suas memórias o período de análise com Freud. Nestas sessões diárias realizadas em meados de 1933, em Viena, na Áustria, Hilda rememorava os traumas deixados pela I Guerra Mundial, seus amores, medos, sonhos e alucinações.
A montagem é da Cia. Inconsciente em Cena, fundada em 2007 por Antônio Quinet, que além de ator, também é psicanalista (membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano), Doutor em Filosofia (Université Paris VIII) e dramaturgo. Assim como “Hilda e Freud”, seus outros espetáculos são baseados em pesquisas sobre a relação do teatro com a psicanálise.
FICHA
Local: Midrash Centro Cultural
Endereço: Rua General Venâncio Floes, Nº 184, Leblon.
Sessão: 1º de junho às 20h30h
Elenco: Bel Kutner, Antonio Quinet e José Eduardo Costa Silva (participação em vídeo)
Direção: Fernando Salis
Classificação: Não informada
Preço: Entrada Franca