RIO – A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta quarta-feira (27) o Foca 2022, segunda edição do programa de Fomento à Cultura Carioca. Em cerimônia no Museu do Amanhã, na Barra da Tijuca, o prefeito Eduardo Paes e Marcus Faustini, secretário municipal de Cultura, informaram que R$ 32 milhões serão destinados para financiamento de mais de 400 projetos culturais – um aumento de 60% em relação aos R$ 20 milhões do ano passado.
— O nosso esforço, desde o ano passado, em que enfrentamos uma dificuldade de recursos até organizar a prefeitura, foi cumprir com a missão de trazer de volta o protagonismo cultural da cidade do Rio — disse Paes, durante o evento.
O edital, que será lançado já no mês que vem, vai trazer novidades, entre elas, uma categoria específica para festivais. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico da Prefeitura, que pretende levar recursos a cerca de 200 festivais até 2024.
— O Rio apoiar festivais ajuda no turismo, na profissionalização da cultura, na oferta de oportunidades culturais — observou o secretário Marcus Faustini.
Assim como em 2021, a Secretaria de Cultura vai realizar uma série de lives a fim de orientar interessados quanto às inscrições e também uma campanha para mobilizar produtores de territórios periféricos e favelas. Com isso, a SMC – que tem a meta de chegar a 10 mil inscritos, duplicando o total de 2021 – pretende repetir a diversidade que marcou o Foca do ano passado.
Segundo a secretaria, das 5.478 propostas de 2021, 51,54% foram oriundas de áreas suburbanas, nas zonas Norte e Oeste da capital fluminense. Ainda de acordo com o órgão, mais de 300 projetos foram contemplados, e alguns já estão sendo realizados pela cidade. Já entre os 2.671 inscritos como pessoa física ou microempreendedor, pouco mais da metade se autodeclarou preta ou parda. E 47,8% foram mulheres.
EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio