RIO – O Theatro Municipal do Rio de Janeiro promove nesta terça-feira (08) uma programação especial em celebração pelo Dia Internacional da Mulher. Para as 17h30, está marcado o concerto “Encontro com Chiquinha Gonzaga”, em homenagem à famosa compositora, instrumentista e maestrina. Já às 19h acontece o lançamento nacional do documentário “Explante”, de Ingrid Gerolimich – confira o serviço completo no fim da página.
No concerto, a soprano Georgia Szpilman ganha a companhia da pianista Maria Luisa Lundberg e do clarinetista Moises Santos para fazer uma retrospectiva política e social da época em que viveu Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Enquanto “conversa” com os espectadores sobre as ousadias e vitórias da grande musicista, Georgia interpreta sucessos da homenageada.
Apesar da criação extremamente rigorosa que teve – algo comum na época em que viveu – Chiquinha Gonzaga sempre lutou por suas liberdade e carreira artística. Assim, se tornou pioneira diversas vezes na música brasileira. Por exemplo, foi a primeira pianista de choro; compôs a primeira marcha carnavalesca com letra; e se tornou a primeira mulher a reger uma orquestra no país.
Já “Explante”, da documentarista, socióloga, psicanalista e colunista da Revista Fórum, Ingrid Gerolimich, chega ao Brasil após lançamento em Portugal. O trabalho parte de uma experiência da própria Ingrid, que sofreu diversos sintomas no corpo após realizar um implante de silicone nos seios.
Assim, ela traz à tona diferentes questões relacionadas à introdução de próteses mamárias. O documentário mergulha no tema das cirurgias estéticas e num movimento que tem se mostrado cada vez mais recorrente, que é o de mulheres optando pelo chamado Explante, ou seja, a retirada das próteses, que ocorre por motivos distintos. Pode ser pela sua relação com doenças ou por um desejo maior de aceitação do próprio corpo.
SERVIÇO
Data: 08 de março de 2022
Horários: 17h30 – Encontro com Chiquinha Gonzaga, no Foyer do TMRJ 19h – Lançamento documentário Explante, de Ingrid Gerolimich, na Sala Mário Tavares – após a exibição do filme haverá debate
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro – Anexo do Theatro
Entrada: Franca
Classificação: Livre
EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio