Pela primeira vez na Zona Sul, o Circo do Topetão estreia com o espetáculo “Livroando” nessa sexta-feira (01/07), às 18h, na praça Luís de Camões, na Glória. A montagem circense conta com vários artistas de picadeiro, que fazem os tradicionais números, como malabares, acrobacias, perna de pau, números musicais, sem perder a característica histórica que o circo de picadeiro traz. “Livroando”, conta com oito atos: “Circo Novo”, “Billy Billy”, “Coração”, “Matemática”, “Bicicleta”, “Sinfoniçao”, “Olha Olha”, “Circo da Xuxa”.
Com a intenção de transformar a educação em algo de fácil absorção através do espetáculo circense, o diretor Fidélis Fraga decidiu fazer com que “Livroando”, cujo roteiro é de Marco Tozzato, explorasse todo o colorido, a alegria e felicidade que o circo transmite, tornando os assuntos mais atrativos para as crianças.
– Nossa ideia é falar sobre aprendizagem, leitura e matemática de maneira lúdica e fascinante. É brincar educando – revela o ator Renato Ferreira.
Renato, aliás, é o intérprete do Topetão. Ele, que criou o projeto há 17 anos, desde a infância já sonhava com o dia em que criaria uma companhia de espetáculos circenses. O ator se inspirava nas festas de Folia de Reis, que aconteciam tradicionalmente no interior do Rio de Janeiro. Renato já teve experiências internacionais, e ajudou a fundar a Cia. UpLeon. Essa diversificação de culturas o fez perceber que a educação e o incentivo às artes são de extrema importância para a sociedade desenvolvida.
– Uma das propostas do Circo do Topetão é apresentar a arte circense como meio de transformação para o desenvolvimento e justiça social – encerra.