Nelson Rodrigues (1912-1980) foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Revolucionou o teatro, com as peças, “Vestido de Noiva”, “Boca de Ouro”, “A Falecida”, “Toda Nudez Será Castigada”, entre outras.
Para muitos, ele revolucionou o teatro brasileiro e pode ser, sim, considerado o maior dramaturgo nacional. Não à toa, é o autor nacional mais montado no teatro até hoje.
As peças de Nelson Rodrigues podem ser divididas em três grupos temáticos: peças psicológicas, míticas e tragédias cariocas.
Seus textos sempre giraram em torno dos mesmos mitologemas, caracterizando também seu estilo inconfundível. Ocorre que, em certo momento da obra de Nelson, há um aprofundamento até raízes bem primitivas do homem.
O curso “O Trágico”, ministrado pelo diretor e professor Júlio luz, tem o objetivo de estudo as peças míticas “Doroteia” e “O Anjo Negro”.
Como trabalho de conclusão, será realizado um sarau, com transmissão pelo YouTube.
SERVIÇO
Quando: 11/04 a 02/05
Aulas: Segundas entre 19h e 21h
Investimento: R$ 200
Carga horário: 08 horas
Mais sobre Júlio Luz
Professor, diretor, produtor, assessor de imprensa e ator. No mercado há 22 anos. Coordenou da Casa Aguinaldo Silva de Artes (SP). Em 2021, fez a produção executiva dos projetos: Arquivos da Cena LGBTQI+ Carioca, de Rodrigo Faour, disponível no Canal no Youtube, espetáculo on line – Cuidado quando for falar de mim, com direção de Ricardo Santos e a exposição virtual – Mar de Malta. Em 2020, realizou diversas apresentações teatrais e shows no formato digital e antes da pandemia fez produção executivas dos espetáculos: A Mente Capta, de Mauro Rasi e Direção de Bruno Seixas, direção artística e produção geral do show Ouça a Mulher do Novo Dia, com Nana Kozak. Em 2019, produziu e fez supervisão geral do espetáculo “Os Contos que trago”, do livro homônimo de Humberto Assumpção, com temporada no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Santa Teresa) e Solar do Jambeiros (Niterói), dirigiu o “Sonho”, baseado na obra do William Shakespeare, que realizou temporadas na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo (Botafogo) e Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Santa Teresa) e fez produção geral do “Super Moça”, com atuação de Izabella Van Hecker e texto e direção de Marcio Azevedo, com temporadas no Teatro Armando Gonzaga (Marechal Hermes) e Teatro Fashion Mall (São Conrado).
Apresentações de trabalhos anteriores
Sarau Poético – Homenageando Gonzaguinha (assista aqui)
Sarau Poético – Viver é melhor que sonhar – Homenageando Belchior (assista aqui)
Sarau Poético – Homenageando Maria Bethânia (assista aqui)
Caetaneando – Homenageando Caetano Veloso (assista aqui)
Depoimentos de Alunos
Márcio Thadeu (assista aqui)
Christina Mackay (assista aqui)
Guta Davidovich (assista aqui)
EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio