Busca
Menu
Busca
No data was found

Diante de futuro indefinido, artistas programam ‘grande abraço’ no Teatro Casa Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Casa Grande vinha se mantendo com um patrocínio da Oi Foto: Luiz Maurício Monteiro

No último dia 10, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou à Secretaria de Estado de Cultura (SEC) que suspendesse o edital de cessão – que deveria ter sido lançado em dezembro de 2019 – do espaço do Teatro Casa Grande, no Leblon. Após a suspensão, a secretaria concedeu um período de 180 dias para a utilização do equipamento, período no qual poderá ser lançado, ou não, um novo edital. Enquanto isso, o futuro de uma das mais tradicionais salas de teatro do Rio de Janeiro segue incerto.

Diante de tal situação, os administradores do próprio teatro, fundado em 1966 e que vinha se mantendo com patrocínio da Oi, está convocando artistas e o público de um modo geral, através das redes sociais, para um “grande abraço”, uma manifestação em “defesa desse patrimônio cultural e histórico do Rio, que não pode sair de cena”. Embalado pela hashtag #somosteatrocasagrande, o encontro acontecerá na próxima segunda-feira (27) a partir de 17h30.

O último edital para cessão do Casa Grande foi cancelado devido a um pedido da Associação Teatral Casa Grande, que viu equívocos em uma série de itens. Segundo o TCE, estavam previstas a exigência de que a programação semestral fosse submetida à aprovação prévia da secretaria, o que configuraria ameaça à liberdade de expressão;  a criação de um espaço destinado à alimentação nos três níveis; ampliação da capacidade de público de 926 para 1.036 pessoas; a utilização do fosso da orquestra para a acomodação do público.

— Nosso teatro está ameaçado de desaparecer. O TCE mandou suspender, em cima da hora, licitação da Secretaria de Cultura que abria a possibilidade de transformação do espaço do Casa Grande em outra coisa que não a teatral. O documento era cheio de exigências absurdas — disse na ocasião Leo Haus, diretor artístico do teatro, ao portal G1.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.