Busca
Menu
Busca
No data was found

Drama estreia no Teatro Clara Nunes mostrando romance gay quando homossexualidade era crimimalizada

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: < 1 minutos
Espetáculo retrata romance gay durante a 2ª Guerra Mundial, quando homoafetividade era crime Foto: Divulgação

Há bem pouco tempo, a chamada “cura gay”, uma espécie de reversão sexual proposta por psicólogos, ainda não havia sido vetada legalmente no Brasil como “tratamento” para a homossexualidade. Em abril, acabou barrada por Carmem Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Em tempos mais remotos, contudo, a patrulha sobre relações homoafetivas ia muito além, chegando a considerá-las, em diversos países, um crime. Tal realidade é recontada em “Amar é o Crime Perfeito”, espetáculo que estreia na próxima quarta-feira (17), às 21h, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea.

A trama se passa na Inglaterra, no ano de 1954. De noivado marcado com Juliet, Richard balança quando Philip, a quem conheceu durante a 2ª Guerra Mundial, retorna de Londres. Em meados do século XX, neste contexto de criminalização de relacionamentos homoafetivos (mesmo os privados), acabavam pesando os interesses familiares e a cultura repressiva.

Com direção de Paulo Trajano, o espetáculo tem texto de Thales Paradela – que também atua. O autor, inclusive, foi premiado no concurso nacional de dramaturgia Seleção Brasil em Cena do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Como inspiração para o texto ficcional, Paradela buscou referências históricas/factuais relacionadas ao mesmo ano de 1954. Há 65 anos, o célebre escritor britânico Oscar Wilde, que fora acusado de “crimes homossexuais”, completaria 100 anos; o jornalista e dramaturgo italiano Peter Wildblood era preso por “conspiração para incitar certos homens a cometer ofensas graves com pessoas do sexo masculino”; o matemático inglês Alan Turing morria depois de acabar preso por ser homossexual – e submetido a tratamentos com hormônios femininos e castração química.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.