‘Lupita’, infantojuvenil que usa máscaras e bonecos para falar sobre a morte, é disponibilizado gratuitamente na Internet pelo Oi Futuro

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A peça usa máscaras, objetos e outros recursos para falar sobre a morte Foto Rodrigo Menezes/Divulgação

Um assunto que muitas vezes é delicado de se tratar até com adultos foi a escolha do espetáculo “Lupita” para falar com crianças: a morte. Depois de estrear no primeiro semestre no Oi Futuro Flamengo e ter a temporada cancelada por causa da pandemia, o infantojuvenil volta agora de forma online, numa iniciativa do próprio centro cultural. A peça vai ficar disponível de forma gratuita desta segunda-feira (16) até o próximo dia 29.

Com direção e dramaturgia de Flávia Lopes, “Lupita” utiliza máscaras, bonecos, objetos manipulados, projeções e outros recursos para abordar a dor da perda e a saudade a partir da história da personagem-título, uma menina de 10 anos que vive num México imaginário. Lá, ela vive com sua mãe e com seu avô, a quem tem como melhor amigo.

Afinal, foi com ele que a menina aprendeu um monte de coisas, como, por exemplo, a ouvir e a contar histórias; que tudo na vida é música, inclusive o silêncio; e que nada é impossível para quem tem imaginação. E agora, o que ela tem é saudade, já que faz um ano que seu avô foi descansar.

— Lupita é uma história sobre o amor. A minha motivação nasceu do meu olhar sobre a própria vida, das perdas que vi e vivi. Da dificuldade em ver adultos lidando com situações de dores e perdas com suas crianças. Como artista e professora de teatro, é importante poder criar um espetáculo teatral que me atravesse e possa exercer em cena um tema tão delicado. ‘A vida tem dessas coisas’ e é sobre essas coisas que precisamos falar — acrescenta — Flávia Lopes.

SERVIÇO

Onde assistir: Site do Oi Futuro (aqui)
Período: 16/11 a 29/11
Elenco: Aline Marosa, Caio Passos, Gabrielly Vianna, Marcio Nascimento, Maria Adélia e Marise Nogueira
Direção: Flávia Lopes
Texto: Flávia Lopes
Classificação: Livre
Entrada: Franca
Gênero: Musical infantojuvenil
Duração: 60 minutos

PUBLICIDADE
Scroll Up