Peça literária online com textos de Clarice Lispector reestreia em plataforma digital; saiba como assistir

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Odilon Esteves em cena de “Na Sala com Clarice” Foto: Reprodução/Zoom

Homenagem ao centenário de Clarice Lispector, celebrado em 2020, a peça literária virtual “Na Sala com Clarice” está de volta após o recesso de fim de ano. A temporada, transmitida ao vivo e gratuitamente direto da sala do ator Odilon Esteves via plataforma Zoom, recomeça nesse fim de semana e vai até o próximo dia 31, com apresentações sábados às 20h e domingos, às 19h – veja o serviço completo no fim da página. Iniciativa do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), a montagem tem um caráter interativo, já que é o público quem decide o conteúdo de cada sessão.

A partir de um total de 15 obras da escritora, selecionado e estudado previamente por Odilon, os espectadores escolhem, por meio de enquete eletrônica, cinco opções, que serão apresentadas em seguida – em sessão que pode durar de 60 a 90 minutos, dependendo das escolhas feitas pelo público. Já o critério de seleção das obras adotado pelo ator seguiu uma linha afetiva.

— Escolhi, primeiramente, textos que me atravessam, intrigam, divertem, emocionam… Depois, tive que abrir mão de muitos, porque queria quase tudo. Meu critério era muito amplo… Então, cortei da lista os mais extensos que, sozinhos, já dariam uma peça. Mas fui me dando conta de que a seleção estava diversa, uma espécie de panorama de muitas das facetas de Clarice. E achei bom… (a obra dela) sempre me chegou de formas igualmente diversas. E porque todos nós somos mesmo muito vastos, cheios de nuances e contradições. E, especialmente, Clarice nunca se furtou de procurar conhecê-las, de mostrá-las, de mergulhar nelas — explicou o ator quando a peça estreou em dezembro do ano passado.

Além das apresentações, o projeto engloba um ciclo de palestras sobre Clarice Lispector com abordagens que aprofundam a leitura e a análise da obra da escritora. No próximo dia 11, quem fala é Noemi Jaffe, escritora, professora, crítica literária e doutora em literatura brasileira. Já em 25/01, a conversa é com Maria Homem, psicóloga com mestrado em Psychanalyse et Esthétique.

SERVIÇO

Onde assistir: Plataforma Zoom (As informações e instruções sobre como acessar a sala de transmissão deverão ser conferidas no bilhete que será enviado para o e-mail cadastrado no ato da aquisição)
Sessões: Sábados às 20h; domingos às 19h
Período: 09/01 a 31/01
Concepção e atuação: Odilon Esteves
Textos: Clarice Lispector
Classificação: 12 anos
Entrada: Franca
Bilheteria: Sympla
Gênero: Peça literária
Duração: 60 a 90 minutos (dependendo das escolhas do público)
Capacidade: 995 pessoas

Ciclo de Palestras
11 de janeiro | “A repartição dos pães”, por Noemi Jaffe
25 de janeiro | “Clarice: a casa, a terra e o céu”, por Maria Homem

Sessões com acessibilidade em Libras
Sextas (18/12 e 29/01) às 20h

PUBLICIDADE
Scroll Up