Busca
Menu
Busca
PUBLICIDADE

Professores lançam curso online de teatro sobre construção e elaboração de um personagem; saiba como se inscrever

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O curso oferecerá ferramentas que ajudam no processo de construção e elaboração de um personagem Foto: Deposiphotos

A proposta do Curso de Teatro “Investigando um Papel” é desenvolver o trabalho online de Julho a Novembro com apresentações findando em Dezembro aberta ao público através de plataforma digital.

O curso, ministrado pelos professores Eliano Lettieri e Júlio Luz, oferecerá ferramentas que ajudam no processo de construção e elaboração de um personagem através de aulas teóricas, estudos de cenas e exercícios complementares práticos da atividade teatral.

Ao final o aluno entra em contato com todos os estágios do processo criativo e de produção, tais como, criação de texto, cenário, figurino, iluminação, maquiagem entre outros.

Conteúdo Programático

Improvisação Teatral
Jogos dramáticos. Improvisação livre. Objetos. Estímulos: plásticos, verbais e sonoros. Prontidão e resposta.

Interpretação
A ação física. Objetivos e subtexto. Leitura ativa do texto dramático. Exercícios a partir de cenas. Técnicas interpretativas baseadas no distanciamento. Construção física da personagem. Texto físico.

Corpo em Movimento
Desenvolvimento de níveis de qualidade do movimento: precisão, foco, prontidão. Percursos espaço/temporais. Coordenação motora/rítmica. Corpo e personagem.

Voz na Cena
Adaptação da voz às necessidades do texto. Reconhecimento tátil, e articulatório dos sons de vogais e consoantes. Projeção vocal. Expressão vocal do ator: a voz e suas relações com a palavra, com as emoções, com o ritmo e velocidade da fala, com a pontuação e estilo do texto. Exercícios e jogos de interpretação e texto.

Prática de Montagem
O processo de criação. Criação do texto. Adaptação do texto. Ensaio e Apresentações.

Público-alvo
Esta oficina é aberta a qualquer pessoa que queira exercitar seu potencial criativo e comunicativo, trabalhando a desinibição e a expressividade ou uma vocação explícita para as artes cênicas (teatro, cinema e televisão).

Os professores Eliano Lettieri (E) e Júlio Luz Foto: Divulgação

Sobre os professores

Júlio Luz: professor, diretor, produtor e ator. No mercado há 21 anos. Formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estácio de Sá. No momento cursando Licenciatura em História na Universidade Estácio de Sá. Coordenou a lecionou na Casa Aguinaldo Silva de Artes (SP e RJ), no curso de Atuação – Módulo Básico e leciona na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo nas disciplinas: História do Teatro Mundial e História do Teatro Brasileiro. Durante 05 anos (2012 a 2016), lecionou o curso Assistente de Produção Cultural, na Faetec, nas EATs – Escola de Artes Técnicas, unidades: Luis Carlos Ripper e Paulo Falcão. Durante 03 anos (2015 a 2017), lecionou curso livre de teatro para Adultos, Jovens e Crianças, no Teatro Armando Gonzaga.

Eliano Lettieri: formado como ator pela Escola Técnica de Teatro Martins Pena e Licenciatura em teatro pela universidade Estácio de Sá, é ator, produtor e professor de Teatro. Atualmente ministra desde 2015, três cursos de teatro voltados para todas as idades no teatro Armando Gonzaga- RJ e lecionou durante um ano e meio no projeto Oficina Artísticas – nível I ( teatro) no Galpão Aplauso. No teatro dirigiu os seguintes espetáculos: Adultos – “Noticias em Cena” (inspirado no teatro jornal de Augusto Boal), “Psicóloga Urbana em Promoção”, de Vivianne Santanna e “Lisístrata- A Greve do Sexo”, de Aristófanes entre outros. Infantil- “ A Bruxinha que era Boa”, de Maria Clara Machado, “Flicts” de Ziraldo e “A Aurora da Minha Vida” de Naum Alves de Souza e a Megerinha Domada , adaptação do clássico a Megera Domada de Shakespeare, entre outros.

SERVIÇO
Aulas: Quartas de 19h30 às 21h30
Período: Julho a novembro
Montagem do espetáculo: Dezembro
Faixa etária: acima de 18 anos
Investimento mensal: R$ 180

*Conteúdo de total responsabilidade do patrocinador

PUBLICIDADE

Leia Também

PUBLICIDADE
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.