RIO – O prefeito Eduardo Paes anunciou na tarde desta quinta-feira (29) uma série de medidas de flexibilização para o Rio de Janeiro a serem postas em prática a partir de setembro. O plano, batizado como “Rio de Novo, um ano de reencontros”, prevê aberturas em diversos setores (inclusive, na cultura), a criação de um feriado e a meta de vacinação de 90% da população adulta, além da liberação do uso de máscaras em espaços abertos ainda em 2021.
Sobre o feriado, que se chamará “Dia do Reencontro”, a ideia é que 02 de setembro entre para o calendário da capital fluminense a partir de 2022, através de projeto de lei, para que se comemore anualmente o fim da pandemia. No entanto, o prefeito ressaltou que tais medidas de flexibilização não significam que os cuidados contra a Covid-19 devam ser deixados de lado.
— A gente quer fazer (com a implementação do feriado) um ano de celebração do fim da pandemia. Mas é fundamental que as pessoas continuem se cuidando, para termos uma alta cobertura vacinal — declarou.
Ainda na primeira semana de setembro, se tudo correr dentro do esperado, o setor cultural deverá contar com manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos (com prioridade para artistas locais) e atividades ao ar livre em equipamentos culturais do município.
Outra importante meta é que estádios de futebol, danceterias, boates, casas de show e festas em espaços fechados sejam reabertos com 50% da capacidade, a ser ocupada somente por quem estiver com o esquema vacinal completo – a expectativa é que, a esta altura, 45% da população acima dos 18 anos esteja imunizada com duas doses ou dose única.
OUTRAS MEDIDAS PROGRAMADAS PARA SETEMBRO
- ponto facultativo na sexta-feira (03/09)
- ruas fechadas para o trânsito e liberadas para lazer
- polos gastronômicos abertos para eventos
- meia-entrada nos principais pontos turísticos
- iluminação de pontos famosos
- iluminação, projeção e apresentações musicais
- mapping e orquestra nos Arcos da Lapa
- programação especial na Cidade das Artes e na Cidade do Samba
- atuação de DJs em diversos pontos da orla
- atividades nas vilas olímpicas
- Taça Renasce Rio: partida comemorativa, a princípio no Maracanã, com 50% da capacidade
- Torneio de futebol solidário em comunidades
- jogos em botequins
- meditação, tai chi chuan e yoga em locais ao ar livre
— (A ideia) É fazer exatamente o mesmo quando lançamos o primeiro calendário de vacinação: dar um norte de quando poderemos ter uma vida normal. Sabemos das imprevisibilidades, mas, ao olhar outras partes do mundo, é possível fazer uma previsão — pontuou Paes.
Já em outubro, a prefeitura espera liberar 100% da capacidade para estádios, mas também para danceterias, boates, casas de show e festas em espaços fechados.
Por fim, em novembro, a expectativa é pela liberação do uso de máscaras, que passaria a ser obrigatório somente em transportes públicos e unidades de saúde. A livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento, também deverá estar autorizada a esta altura.
R$ 20 MILHÕES PARA 300 PROJETOS : Prefeitura do Rio lança edital de fomento à cultura