Busca
Menu
Busca
No data was found

‘Peça do Casamento’, com Eliane Giardini, faz curta temporada no Teatro Sesc Ginástico

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Eliane Giardini e Antônio Gonzales formam um casal em crise conjugal Foto: Divulgação

Um dos exemplos do fascínio do dramaturgo Edward Albee (1928-2016) pela temática “matrimônio” chega ao Rio de Janeiro em junho. Com assinatura de Guilherme Weber na direção e na adaptação do texto do norte-americano, “Peça do Casamento” estreia na primeira sexta-feira do próximo mês, dia 07, às 19h, no Teatro Sesc Ginástico, no Centro, onde fica somente até 30 do mesmo mês, com a dupla Eliane Giardini e Antônio Gonzales interpretando um casal em profunda crise conjugal.

Ambientada nos anos 1980, a encenação mostra marido e esposa de personalidades distintas. Ela, de caráter forte, desbocada, neurótica e volta e meia tomada por ideias eróticas, contrasta com ele, conformado com um inevitável fracasso da união e com a solidão como parceira. Após 30 anos juntos, os dois tiram uma noite em claro para engrenar um sequência de embates, regada com o humor e a sagacidade característicos de Albee, que, com mais de 30 peças no currículo, já foi contemplado com prêmios de peso como o Pulitzer e o Tony Awards.

Autor de “Quem Tem Medo de Virgínia Wolf?”, clássico do cinema que também se desenrola dentro de um casamento, Albee classificava o matrimônio como “a estrutura social fundamental da cultura contemporânea ocidental”.

— O casamento é um fetiche para Albee e a peça percebe como esse assunto se desdobra na sociedade, nos mais diversos âmbitos, como o social, econômico, político, de gênero e desejo — disse o diretor Guilherme Weber, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, quando a peça estreou no Sesc Santana (SP), em fevereiro passado.

Sobre o título do drama, “Marriage Play” no original em inglês, Weber observa que há a intenção de um jogo de palavras. “Play” pode significar jogo, mas também brincadeira e espetáculo de teatro, o que não deixa de se encaixar na discussão do casal que, ao voltar no tempo para lembrar momentos bons como a lua de mel e o nascimento dos filhos, trazem à tona personagens que teriam assumido para dar uma espécie de satisfação à sociedade.

— O autor não deixa de sobrepor papéis, como se o arquétipo do casamento, o matrimônio com toda a cerimônia e significado para a sociedade não deixasse de ser um também papel que se interpreta — destaca o diretor, que, no palco, recorreu ao recurso dos espelhos: — Além da aparente condição de refletir um ao outro, o palco também transfere essa condição à plateia. De alguma maneira o casamento é uma instituição que atinge a todos, quando não cônjuges, mas filhos, irmãos, parentes.

Trilogia

“Peça do Casamento” não é o primeiro espetáculo sobre matrimônio encenado por Weber no Brasil. Em 2016, ele já havia levado ao palco “Os Realistas”, com texto do inglês Will Eno. Para fechar uma trilogia, o diretor pretende montar “De Verdade”, do  também inglês Tom Stoppard. Ainda não foram divulgadas mais informações sobre a estreia.

ERRATA

Ao contrário do que informamos inicialmente, a estreia do espetáculo “Peça do Casamento” não aconteceu no último dia 25/05. A temporada no Sesc Ginástico começa no dia 07 de junho. A princípio, o site do próprio Sesc comunicava que a estreia aconteceria no dia 25. Dias depois, a data foi alterada.

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.