Busca
Menu
Busca
No data was found

Peça literária online apresenta textos de Clarice Lispector a partir de escolhas do público; saiba como assistir

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Odilon Esteves vai apresentar os contos de Clarice direto da sala de sua casa Foto: Fernando Badharó/Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil havia planejado a retomada de suas atividades teatrais para novembro com a reestreia do espetáculo “Pá de Cal (Ray-Lux)” no palco do teatro II. No entanto, devido a dois casos de Covid-19 na equipe da peça, a temporada acabou cancelada. Agora, o CCBB finalmente apresenta uma produção, porém, de maneira virtual. Transmitida ao vivo e gratuitamente pela plataforma Zoom a partir de domingo (06), diretamente da sala da casa do ator Odilon Esteves, a peça literária “Na Sala com Clarisse” é um apanhado de textos de Clarice Lispector (1920-1977), que pode ser modificado a cada sessão de acordo com o gosto de quem assiste – confira o serviço completo no fim da página.

A partir de 15 obras da escritora – cujo centenário é celebrado em 2020 – selecionadas e estudadas previamente por Odilon, os espectadores selecionam, por meio de enquete eletrônica, cinco opções, que serão apresentadas em seguida – em sessão que pode durar de 60 a 90 minutos, dependendo das escolhas feitas pelo público. Já o critério de seleção das obras adotado pelo ator seguiu uma linha afetiva.

— Escolhi, primeiramente, textos que me atravessam, intrigam, divertem, emocionam… Depois, tive que abrir mão de muitos, porque queria quase tudo. Meu critério era muito amplo… Então, cortei da lista os mais extensos que, sozinhos, já dariam uma peça. Mas fui me dando conta de que a seleção estava diversa, uma espécie de panorama de muitas das facetas de Clarice. E achei bom… (a obra dela) sempre me chegou de formas igualmente diversas. E porque todos nós somos mesmo muito vastos, cheios de nuances e contradições. E, especialmente, Clarice nunca se furtou de procurar conhecê-las, de mostrá-las, de mergulhar nelas — explica o ator.

Além das apresentações, o projeto engloba um ciclo de palestras sobre Clarice Lispector com abordagens que aprofundam a leitura e a análise da obra da escritora. No dia 14 de dezembro, o encontro é com a mestre, doutora e professora livre-docente Nádia Batella Gotlib; em 11 de janeiro, será a vez de Noemi Jaffe, escritora, professora, crítica literária e doutora em literatura brasileira; e, por fim, no dia 25/11, a conversa é com Maria Homem, psicóloga com mestrado em Psychanalyse et Esthétique.

SERVIÇO

Onde assistir: Plataforma Zoom (As informações e instruções sobre como acessar a sala de transmissão deverão ser conferidas no bilhete que será enviado para o e-mail cadastrado no ato da aquisição)
Sessões: Sábados às 20h; domingos às 19h
Período: 06/12 a 20/12; 09/01 a 31/01
Concepção e atuação: Odilon Esteves
Textos: Clarice Lispector
Classificação: 12 anos
Entrada: Franca
Bilheteria: Sympla
Gênero: Peça literária
Duração: 60 a 90 minutos (dependendo das escolhas do público)
Capacidade: 995 pessoas

Ciclo de Palestras
14 de dezembro | “Clarice Lispector: Tradição e invenção nos modos de contar histórias”, por Nádia Battella Gotlib
11 de janeiro | “A repartição dos pães”, por Noemi Jaffe
25 de janeiro | “Clarice: a casa, a terra e o céu”, por Maria Homem

Sessão especial “Centenário de Clarice”
Quinta (10/12) às 20h

Sessões com acessibilidade em Libras
Sextas (18/12 e 29/01) às 20h

 

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.