QUEM ENCENA: ‘para todas as épocas’ diz atriz de ‘Cinco Semanas em um Balão’, infantil adaptado de obra de 1863

Luiz Maurício Monteiro

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Julio Verne (1828-1905) é, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o autor mais traduzido do mundo, tendo obras suas em 148 idiomas. Além disso, com mais de 100 livros escritos, é considerado por muitos o pai da ficção científica. Ou seja, credenciais não faltam ao francês. Mas será que mais de um século após sua morte, o escritor ainda consegue dialogar com o público infanto-juvenil? 

Para Joyce Salomão, atriz, diretora e a responsável por adaptar para os palcos um dos textos de Verne, a resposta é “sim”. Em entrevista para o quadro “Quem Encena”, da RIO ENCENA TV sobre o infantil “Cinco Semanas em um Balão”, da companhia paulista Sabre de Luz Teatro, ela afirmou que não apenas este texto sobre sonhos e formas diferentes de ser ver a vida, mas toda a obra do escritor pode agradar. Seja a garotada do século XIX ou a de 2020, apesar da Internet, do celular e de outros atrativos modernos e tecnológicos.

— Ele é para todas as épocas. Ele acaba sendo muito atemporal. O livro fala sobre desejo, sonho, um objetivo forte numa jornada incrível. As crianças do século XIX adoraram na época, a juventude, os adultos… E como qualquer pessoa da época de hoje — destaca Joyce.

Além do desafio de trazer uma obra tão antiga para os dias de hoje, Joyce falou ainda sobre as adaptações feitas para o espetáculo e também sobre a primeira vez no Rio de Janeiro, após ter conquistado diversos prêmios em diferentes cidades pelo Brasil.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo ou clicando aqui.

PUBLICIDADE
Scroll Up