Busca
Menu
Busca
No data was found

Curso online oferece estudo sobre a obra do dramaturgo e romancista italiano Pirandello

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Lamparina Produções Culturais*
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O dramaturgo, poeta e romancista italiano Foto: Reprodução/Internet

O italiano Luigi Pirandello é considerado um grande renovador do teatro. Sua obra é marcada pelo humor e pela originalidade. O autor traz sempre uma interrogação penetrante, que desvela a precariedade do ser humano.

O curso, elaborado como um itinerário didático alternativo, é oferecido aos apaixonados pela literatura e o teatro. O estudo, de compreensão e leitura, se concentrará sobre a análise de alguns personagens emblemáticos da vasta produção teatral pirandelliana.

Um percurso “interno”, dentro do texto, aberto à possibilidade de examinar o autor do ponto de vista de quem o interpreta, sobre o palco.

Analisaremos a fase do “teatro no teatro”, Pirandello abole o conceito de quarta parede, que é a parede transparente que se encontra entre os atores e o público: nessa fase, de fato, Pirandello tende a envolver o público que não é mais passivo, mas que reflete a própria vida naquela representada pelos atores em cena.

Escrita em 1921, Seis personagens à procura de autor, de Luigi Pirandello (1867-1936), relata um ensaio de teatro. O ensaio é invadido por seis personagens que, rejeitadas por seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar suas vidas.

Programa do Curso
01ª aula – Vida e obra
02ª aula – Estudo da obra – Seis personagens à procura de autor
03ª aula – Estudo da obra – Seis personagens à procura de autor
04ª aula – Ensaio – Seis personagens à procura de um autor

Prática
Como trabalho de conclusão será realizado uma leitura dramatizada da obra Seis personagens a procura de um autor, com transmissão pelo Youtube.

Luigi Pirandello é considerado o principal renovador do teatro italiano moderno, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Começou por escrever poesia e obras narrativas na tradição do verismo, com uma projeção naturalista da realidade, mas, mais tarde, renunciou a esta concepção. O romance que o tornou famoso foi Il fu Mattia Pascal (1904), cujo argumento já anuncia o fio condutor que cultivará em todas as suas obras: o dilema entre o ser e a aparência, a realidade e a ilusão. A partir de 1916, obras como La Signorina Morli consolidaram-no como dramaturgo e caracterizaram um estilo próprio, que seria denominado pirandellismo. Com o drama Seis Personagens à Procura de um Autor (1921), construído de forma insólita, sem um esquema claro de ação e sem divisão em atos, estimulou de forma decisiva o desenvolvimento do teatro do absurdo. O drama de caráter existencialista também tem suas origens na obra de Pirandello.

O professor e diretor Júlio Luz Foto: Ernane Pinho/Divulgação

Mais sobre Júlio Luz
Professor, diretor, produtor, assessor de imprensa e ator. No mercado há 22 anos. Coordenou da Casa Aguinaldo Silva de Artes (SP). Em 2021, fez a produção executiva dos projetos: Arquivos da Cena LGBTQI+ Carioca, de Rodrigo Faour, disponível no Canal no Youtube, espetáculo on line – Cuidado quando for falar de mim, com direção de Ricardo Santos e a exposição virtual – Mar de Malta. Em 2020, realizou diversas apresentações teatrais e shows no formato digital e antes da pandemia fez produção executivas dos espetáculos: A Mente Capta, de Mauro Rasi e Direção de Bruno Seixas, direção artística e produção geral do show Ouça a Mulher do Novo Dia, com Nana Kozak. Em 2019, produziu e fez supervisão geral do espetáculo “Os Contos que trago”, do livro homônimo de Humberto Assumpção, com temporada no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Santa Teresa) e Solar do Jambeiros (Niterói), dirigiu o “Sonho”, baseado na obra do William Shakespeare, que realizou temporadas na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo (Botafogo) e Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Santa Teresa) e fez produção geral do “Super Moça”, com atuação de Izabella Van Hecker e texto e direção de Marcio Azevedo, com temporadas no Teatro Armando Gonzaga (Marechal Hermes) e Teatro Fashion Mall (São Conrado).

Apresentações de trabalhos anteriores

Leitura Dramatizada – Casa de Bonecas – Ibsen (acesse aqui)

LEITURA DRAMATIZADA – A MARGEM DA VIDA – Tennessee Williams (acesse aqui)

Leitura Dramatizada As Três Irmãs – Anton Tchekhov (acesse aqui)

Depoimentos de Alunos

Dora Santa Cruz (acesse aqui)

Carla Laroca (acesse aqui)

SERVIÇO
Período: 07/03 a 28/03
Aulas: Segundas entre 19h e 21h
Investimento: R$ 200
Carga horário: 08 horas

*Conteúdo de total responsabilidade do anunciante


EM CARTAZ: Confira a programação teatral do Rio

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.