Busca
Menu
Busca
No data was found

De nome novo, Teatro PetroRio das Artes recebe primeira versão teatral do mundo de ‘Perfurme de Mulher’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Saulo Rodrigues (E), Gabriela Duarte, Silvio Guindane e Eduardo Melo Foto: Dalton Valério/Divulgação

Depois de render, em 1993, um Oscar e um Globo de Ouro de Melhor Ator a Al Pacino, “Perfurme de Mulher” acaba de ganhar uma inédita versão para o teatro. E pelas mãos de um brasileiro! Ator, produtor, roteirista e diretor, Silvio Guindane comprou os direitos do romance “A Escuridão e o Mel” (1969) – que já havia sido levado para o cinema italiano nos anos 1970 – e produziu a montagem que estreia nesta quinta-feira (03), às 21h. A temporada, que vai até 24 de fevereiro, acontece num teatro velho conhecido do público carioca, mas que está de nome novo.

Inaugurado em 1998, no segundo piso do Shopping da Gávea, o Teatro das Artes ganhou no último mês de dezembro o patrocínio de uma produtora independente de petróleo e foi rebatizado como Teatro PetroRio das Artes. “Perfurme de Mulher”, que terá apresentações também sextas e sábados às 21h e domingos, às 20h, é o primeiro espetáculo a realizar temporada regular por lá desde a implementação da nova marca.

Pôster da refilmagem norte-americana (Reprodução/Internet)

Sobre a trama da peça, Silvio Guindane interpreta o amargurado tenente-coronel Fausto, que perde o prazer de viver depois de ficar cego ao se acidentar com uma granada. Depois de viver isolado num quarto escuro, ele decide seguir numa viagem pela Itália – passando por cidades como Gênova, Roma e Nápoles – onde pretende pôr em prática alguns planos. Para acompanhá-lo, sua tia contrata Ciccio, papel de Eduardo Melo, um recruta da escola militar que, apesar de alguns atritos e diferenças, consegue, aos poucos, ter a atenção do veterano de guerra, que, outrora, pensava apenas em outra companhia: o uísque.

No passeio, Fausto deseja viajar de trem, se hospedar em hotéis de luxo, passear de Ferrari, ter uma noite intensa com uma prostituta e degustar as melhores bebidas, além de outros momentos inesquecíveis. Entretanto, um imprevisto que ele não esperava era reencontrar Sara – interpretada por Gabriela Duarte – seu antigo amor, a quem abandonou intempestivamente após o acidente que tirou sua visão. Tal reencontro, aliás, promete interferir na outra parte de seus planos: tirar a própria vida.

O Teatro PetroRio das Artes fica no segundo piso do Shopping da Gávea Foto: Picasa/Divulgação/Reginaldo Teixeira

O espetáculo conta com direção de Walter Lima Jr., que também assina o texto com Pedro Brício e o próprio Silvio Guindane. Já nas telonas, o italiano “Profumo di Donna” foi lançado em 1974 com direção de Dino Risi, que roteirizou ao lado de Ruggero Maccari e do autor do romance, Giovanni Arpino. O filme inspirou a premiada refilmagem norte-americana protagonizada por Al Pacino, indicada ainda ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Diretor (Martin Brest) e Roteiro Adaptado (Bo Goldman).

Leia Também

No data was found
Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.