Solidariedade na quarentena: Sesc arrecada uma tonelada de alimentos e faz doação a artistas circenses

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Picadeiro Móvel é um projeto do Sesc voltado para a arte circense Foto: Reprodução/Internet

Num período em que há muito o que se lamentar, por conta do novo coronavírus, exemplos de solidariedade dão um tom mais leve ao noticiário. E uma destas belas iniciativas vem do Sesc (Serviço Social do Comércio) que está arrecadando alimentos para doação a centenas de artistas de circo, que não estão podendo se apresentar devido ao isolamento social decretado no estado como medida de combate à pandemia – que até esta tarde havia registrado no estado 708 casos confirmados e 23 mortes, além de 49 suspeitas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o Sesc, o projeto Mesa Brasil, criado em 2000 como medida contra a fome e o desperdício, arrecadou mais de uma tonelada, entre não perecíveis e, principalmente, hortifrutigranjeiros, na segunda-feira (30) e nesta terça (31). As doações foram feitas por parceiros da instituição como supermercados, indústrias e produtores rurais.

Já o repasse aos artistas de 19 lonas do estado começará a ser feito nesta quarta (01), com apoio logístico da Secretaria Municipal de Cultura, às 10h, na unidade de Madureira. A expectativa é beneficiar cerca de 200 pessoas de circo – entre crianças, jovens, adultos e idosos – que constam numa lista fornecida pelo sindicato. Depois da capital fluminense, o Sesc vai buscar apoio do governo estadual para levar o projeto para outros 12 municípios, como Petrópolis e Barra Mansa.

Sem uma previsão de fato para a retomada das atividades circenses – a segunda quarentena termina dia 13/04, mas pode haver nova prorrogação – o Sesc disponibiliza um número de celular para que interessados façam novas doações. O contato é (21) 98566-4902.

Picadeiro Móvel

O Sesc já possui um histórico de ações voltar para o circo. Há pouco menos de um mês, foi realizada em São Gonçalo, a quinta edição do Picadeiro Móvel, projeto itinerante que reúne artistas do Rio e de outros estados a fim de democratizar o acesso da população a esta manifestação artística.

PUBLICIDADE
Scroll Up